Espaço de comunicaçom e crítica, onde a palavra se convirte na arma perfeita

quarta-feira, março 02, 2005

Transporte público de todos e para todos

Às vezes, escuitar algumha gente é como escuitar um disco máu dia a dia sem trégua. Quantas vezes temos ouvido falar de que a gente rejeita o transporte público porque dim que nom há uns serviços de qualidade e baratos? Bom, isto nom o vou negar já que de feito a qualidade dos transportes públicos é muito melhorável, assim como o preço destes serviços, mas deixando isto a um lado eu diria que a culpa de que o transporte público seja tam melhorável tem-na a própria gente que rejeita usar os táis. O problema poderia-se considerar um problema de raíz, atreveria-me a dizer, capitalista e de falta de cultura. Considerando o crescimento económico finisecular do estado espanhol, também podemos admitir, com mais ou menos sorte, que o poder adquisitivo meio dos habitantes do estado aumentou. Isto provocou que a gente se volcasse numha compra massiva de artigos de luxo, ponhendo como artigo máximo de luxúria o carro. Há muita gente que desde o momento que tem um certo poder adquissitivo, que nom implica que seja muito, empenha parte do seu salário em mercar e manter um veículo a motor, dando-lhe mais de umha dor de cabeça a tal pessoa e, embora nom o creia, também ao resto da gente. As suas dores de cabeça chamam-se seguro, combustível, garagem, entre outros. As nossas dores de cabeça (incluo-me entre os que sufrimos as conseqüências) venhem sendo a poluiçom, ruido, demora no tránsito, entre muitas outras. No caso da poluiçom, temos que considerar que a combustiom de veículos a motor é um dos maiores comtaminantes nas cidades, é claro que quanto maior a cidade, mais uso de veículos, por enquanto, mais poluiçom.
Pola mesma regra de três, quantos mais carros, mais tránsito nas cidades, de tal jeito mais demora tanto para as pessoas que conduzem os carros como para os que usamos o transporte público.
De aí que as críticas ao transporte público das que acima falava ficam quase invalidadas, posto que os responsáveis direitos som, muitas vezes os próprios críticos. Um dos melhores anúncios que tenho visto em favor do transporte público é um de Ourense de Transportes, a empresa concesionária do transporte urbano em Ourense, que dizia: 75 PESSOAS EM 60 CARROS OU EM UM SÓ AUTOBUS, onde, acompanhado dumhas fotos podia-se ver a diferença de espaço ocupado por ambas opçons.
Umha outra gente queixa-se do preço do transporte, isso sim que é um problema no que quem tem algo a fazer som os concelhos, governos ou responsáveis políticos, que deixam o transporte em maos privadas. Quer dizer, empresas que o único que buscam é um benefício; polo que o bilhete que se paga num autobús, ponha-se o caso, tem que deixar ver essa privacidade do serviço que se está a empregar.
Desde a minha humilde opiniom pediria à gente que se concienciasse em favor de um transporte público e de qualidade começando polo uso do mesmo. Ao igual que lhe mando umha mensagem aos governos, já sejam municipáis ou o que for, para que recuperem o transporte público como algo próprio da sociedade e nom dumha empresa privada. TRANSPORTE PÚBLICO DE TODOS E PARA TODOS!

1 Comments:

Blogger Sabela said...

Olá, Ivoninho! Bem-vindo :D

4:52 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this
page

Powered by Blogger